quarta-feira, 19 de dezembro de 2012
A importância da castração de animais – Projeto Batalha Animal – S.Paulo
O problema da superpopulação de animais preocupa entidades de proteção animal e órgãos de saúde pública.
Diariamente, milhares de cães e gatos são apreendidos nas ruas ou levados por seus donos nos CCZs (Centros de Controle de Zoonoses) de várias cidades brasileiras. A maioria destes animais é sacrificada ou levada para servir de cobaia em laboratórios e faculdades.
Hoje o sacrifício de animais está proibido na cidade de São Paulo, porém o número de animais abandonados vem crescendo. Muitos bichinhos ficam vagando pelas ruas sem alimento e água, em condições deploráveis, com sarna e desnutridos, acabando atropelados ou vítimas de maus tratos.
Milhares de cães e gatos (de raça ou sem raça definida), terão este destino se as pessoas não se conscientizarem do problema.
Antes de acasalar seu animal, pense se encontrará pessoas conscientes e responsáveis que assumirão o animalzinho até o fim da vida.
A castração é uma medida inteligente e eficiente para reduzir o número de animais sem lar. Ela traz inúmeras vantagens para o homem e o animal. Na fêmea a remoção do útero evita o cio e complicações futuras como tumores nas mamas, no útero, ovários e infecções uterinas (piometra).
Nos machos evita a hiperplasia da próstata e tumores de testículos.
A castração evita a fuga do animal, brigas, gravidez indesejável, doenças venéreas, e sarna contraídas no acasalamento.
Os cães machos tornam-se melhores guardas não desviando sua atenção por conta de fêmeas no cio.
Muitas pessoas têm a ilusão de ganhar dinheiro com a venda de cães gatos e outros, mas depois percebem que os gastos com a manutenção dos animais (alimentação, vacinas, vermífugo, remédio para parasitas, banho, cuidados com os pelos, limpeza dos canis e gatis...) é maior do que o dinheiro da venda.
Nos sites de animais e vê-se milhares de bichinhos para doação e venda. Não é fácil vendê-los e alguns criadores acabam doando os animaizinhos encalhados para pessoas que não têm condições ( tempo para cuidar, espaço adequado, condições financeiras e psicológicas).
Seja consciente, CASTRE o seu mascote, evitando nascimento descontrolado, abandono e morte de animais.
Texto: Projeto Batalha Animal
Foto: Dog Center, Clínica Veterinária
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário